Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos

Pacientes


A informação é o melhor remédio

Os antibióticos são medicamentos que agem contra as bactérias e devem ser usados quando um profissional de saúde habilitado receita para pacientes que contraíram uma infecção causada por bactérias.

Apesar de serem eficazes para combater as infecções, existem algumas situações em que as bactérias se tornam resistentes e o tratamento não funciona. Isso não significa que o corpo humano desenvolveu resistência aos antibióticos, e sim que as bactérias se transformaram e se defenderam desses medicamentos.

Em virtude disso, antibióticos que normalmente seriam usados para combater uma infecção não fazem mais efeito sobre a bactéria resistente, sendo necessário recorrer a outros antibióticos mais agressivos, que podem não funcionar e ainda provocar mais efeitos colaterais ao organismo humano.

É válido lembrar que os antibióticos devem ser usados apenas quando prescritos por um profissional habilitado e devem ser tomados pelo tempo correto. O uso de antibióticos por contra própria e por menos tempo que o recomendado aumenta a chance de reincidência de infecções. Também não é recomendado guardar e reutilizar sobras de antibióticos.

Então fique atento, não compartilhe seus antibióticos com terceiros e sempre termine o tratamento, mesmo que você se sinta melhor. Para evitar infecções, mantenha suas mãos sempre limpas, sua vacinação em dia e faça sexo seguro. Quando estiver doente, cubra nariz e boca ao espirrar.

Acesse aqui o material informativo.